Conservação

Qualquer Zoo moderno tem um papel activo na Conservação da Natureza, quer através de programas “ex-situ” ou programas “in-situ”. O Zoo de Lagos participa em vários EEP’s (Programas de reprodução em cativeiro para espécies em perigo de extinção), através da EAZA (Associação Europeia de Zoos e Aquários) e também em acções de sensibilização dos visitantes, nomeadamente campanhas ambientais, exposições, etc. - Conservação "ex-situ". Participa também, diretamente, em projectos de Conservação, em colaboração com diversas ONG'S. - Conservação "in-situ".

Associação Europeia de Zoos e Aquários - O que é?

A EAZA é uma instituição formada em 1992, que facilita a cooperação entre a comunidade de Zoos e Aquários da Europa em relação aos objetivos de educação, investigação e conservação, sendo também membro da WAZA.
Para se ser membro, é necessário cumprir certas normas e obrigações relativamente aos programas de reprodução, ética, qualidade na contratação de pessoal, educação ambiental, entre outras.

Projetos que apoiamos

"Hornbill Nest Adoption Program" é um projeto de conservação de calaus, localizado na Tailândia e na Índia, onde a desflorestação e a fragmentação do habitat são um problema crescente. O dinheiro do programa serve para a construção de caixas ninho para calaus - aves que necessitam de árvores de grande porte para nidificarem.
O Proyecto Titi é um programa de conservação na Colômbia, que se destina a fornecer informações úteis para auxiliar na conservação, a longo prazo, do saguim-cabeça- de-algodão e a desenvolver defensores na comunidade local, para promover os esforços de conservação na Colômbia.
O IOSF (Fundo Internacional para a Sobrevivência das Lontras), é uma instituição de caridade, que se dedica à conservação, proteção e cuidado das lontras, ao redor do mundo. Através da venda dos produtos do IOSF, o Zoo ajuda doando os lucros para esta instituição.
SANCCOB é uma organização sem fins lucrativos, cujo principal objetivo é reverter o declínio das populações de aves marinhas através do resgate, reabilitação e libertação de aves marinhas, feridas, abandonadas ou cobertas de óleo - especialmente espécies ameaçadas, como o pinguim africano.
Ao entrar no espaço Boulders Beach, está a ajudar a conservação desta espécie no seu habitat natural. Por cada entrada neste espaço, o Zoo de Lagos doa 1€ ao projecto SANCCOB.